CHUPETA, SIM ou NAO?

A chupeta não deve ser oferecida ao Recém Nascido enquanto a amamentação não está estabelecida.


A chupeta serve para suprir a necessidade de sucção do bebé e não para calar quando tem necessidade de alguma coisa. É portanto, fácil de entender que o período em que é necessária se resume aos primeiros meses de vida, altura em que, segundo alguns estudos, pode também reduzir a síndrome de morte súbita do lactente.

Importante pois, é após este período crítico, desmamar o bebé.

A chupeta pode causar mais tarde deformação dentária e alguns estudos apontam uma maior ocorrência de otites nas crianças que a usam.

Há uma idade para tudo!

A criança deve ser ajudada a crescer e não ficar “agarrada” a objectos de estádios de desenvolvimento mais precoces.

Como em tudo na vida, a chupeta deve ser oferecida em situações excepcionais sem ceder a facilitismos.

Crescer não é fácil!!

Os pais têm um papel central nesse processo e o seu apoio é decisivo para que ocorra tranquilamente.
Assim, a chupeta já não será necessária!…

Eu acho que hoje em dia a chupeta tornou-se a chave mestre para as mães atarefadas, a cada choro da-se a chupeta em vez de tentar perceber o que provocou o choro... Para mim, a chupeta é um veneno, torna-se um vicio para a criança... Uma birra e toca a chupeta na boca...

Para a minha futura estrelinha, eu vou optar por a chupeta de noite so em caso que ele-ela não adormeça sozinha.. De resto, sou contra o uso...

Comentários

  1. A chupeta é realmente um daqueles objectos que para mim foi uma caixinha de surpresas. Quando comecei a pesquisar este tema surgiu-me tanta informação de coisas sobre as quais eu nem fazia uma pequena ideia que foi quando me dei conta que realmente os objectos de bebé têm muito que se lhes diga e que há muito a aprender sobre todos eles.
    Não se se conheces o Cantinho SOS no "De mãe para mãe" mas é um bom sitio para dares uma vista de olhos e veres um conjunto de informações fantásticas sobre este e outros temas. Este casualmente, é o primeiro :)
    beijinho

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Plus consultés - Mais Consultados